MENU
DARCI LEOPOLDO UHRY 80 ANOS
12/08/2019 17:14 em Novidades

DARCI LEOPOLDO UHRY 80 ANOS

Uma Vida na História de Giruá

                                                            Mais em facebook/radiogiruá

      Nesta terça-feira, dia 13 de agosto de 2019, o empresário e agropecuarista Darci Leopoldo Uhry, comemora 80 anos de profícua existência humana.

        Uma trajetória de se confunde positivamente com a história e o desenvolvimento do município de Giruá. Uma jornada de dedicação, não somente aos seus empreendimentos, mas também à comunidade, com  marcada atuação diretamente em diversas entidades.

     Tendo perdido seu pai Francisco Leopoldo Uhry ainda na adolescência, depois de concluir seus estudos, Darci ainda muito jovem, passou a se dedicar aos negócios da família, ao lado de sua mãe Agnes Uhry. Além de suas atividades profissionais, também atuou na política. Muito jovem, foi vereador em Giruá pela ARENA na legislatura de 1968 à 1972.

      Concorreu e foi eleito Prefeito de Giruá de 1973 à 1977, numa gestão repleta de obras e realizações, considerada até hoje aquela que estabeleceu as bases  da infraestrutura do município.  A seguir uma síntese...

Na cidade:

-O asfaltamento da área central

-A canalização pluvial

-A Central Automática de Telefonia

-A Comarca Judiciária com Fórum e Ministério Público

-A Ciretran ( atual Detran )

-A Delegacia de Polícia

-A Brigada Militar

-O Parque de Máquinas DMER

-Usina de Asfalto

-Britadeira

-Fábrica de Tubos

-Ampliação da Iluminação Pública

-Abertura e calçamento de várias ruas

-Ampliação do Ginásio Estadual

-Posto de Saúde

-O Lar do Menino

No Interior:

Na época abrangendo as áreas de Senador Salgado Filho, Ubiretama e parte de Sete de Setembro.

-Interiorização da Educação

-Construção de várias Escolas

-Construção de várias Pontes

-Diversas Redes de Energia Elétrica

-Abertura de novas estradas, como por exemplo, a que liga à Ubiretama

-Articulação para a conquista da RS-344

 

    Darci Leopoldo Uhry, por vários anos, também dedicou-se às causas comunitárias, como por exemplo a fundação e presidência  do Sindicato Rural Patronal.  Também com atuações diretas na construção do novo Clube Aliança, Comunidade Evangélica da Paz, Sagi, Cotap, Piquete Nativista e outras.

        Durante um determinado período também se dedicou ao comércio, fundando e dirigindo empresas no setor de insumos agrícolas.

 

FUNDAÇÃO DA RÁDIO GIRUÁ

      Sentindo a necessidade de dar Voz ao município e à cidadania giruaense, ainda quando Prefeito, Darci L.Uhry liderou um grupo de abnegados giruaenses, para encaminhar o processo técnico-burocrático junto ao Ministério das Comunicações, visando a implantação da Rádio Giruá.   O empreendimento foi concretizado em 1º de abril de 1980 e até hoje a RG é a principal empresa de comunicação social de Giruá, sob sua direção, ao lado de sua companheira Noemi Teresinha de Lima, a Mimi.

 

FAZENDA SANTO CRISTO

                         Além de dirigir a Rádio Giruá com uma visão comunitária, Darci UYhry, chega aos 80 anos produzindo e dirigindo a Fazenda Santo Cristo, de sua propriedade e de seus filhos Ligiane, Liége e Francisco.  Na propriedade desenvolve um sistema integrado de agricultura e pecuária, através da produção de grãos e gado de corte.

 

                       GRANDE ORADOR E ESTIMADO POR MUITOS

                Ao longo de décadas, além de gerar empregos, impostos e contribuir com o crescimento de Giruá, Darci Uhry granjeou a simpatia e admiração de muitas pessoas e não apenas em Giruá. Culto e de  fala muito franca,  tem sido considerado um grande orador, sendo muitas vezes requisitado a se pronunciar.

            Sua personalidade também é respeitada pela característica de honrar seus compromissos com honestidade, sendo um exemplo para muitos. Com um perfil de firmeza na expressão de suas convicções, mantém ao mesmo tempo, uma postura de vida sóbria e sem exageros.

               Fazendo coro à muitas pessoas, seus colaboradores da Rádio Giruá e da Fazenda Santo Cristo, se associam às homenagens de seus familiares e amigos neste 13 de agosto. Desejamos sinceramente ao Sr. Darci Leopoldo Uhry, um Feliz Aniversário, na Graça de Deus e que o Divino Criador lhe conceda muitas datas natalícias, muitos anos de vida, principalmente com Saúde e Lucidez, para continuar levando adiante sua Feliz Existência.

*Jaime Flores

COMENTÁRIOS