MENU
Dep. GABRIEL SOUZA INICIA ROTEIRO POR GIRUÁ
15/07/2019 17:07 em Novidades

 

 

Dep. GABRIEL SOUZA INICIA ROTEIRO POR GIRUÁ

Visita ao Aterro Sanitário da CRVR  e VRS-867

 

      O jovem deputado estadual e já no segundo mandato, Gabriel Souza do MDB, está aproveitando o recesso parlamentar para visitas a região e iniciou o roteiro pelo município de Giruá. Acompanhado pelo presidente do MDB local, vereador Luiz Fernando CopettiDesbessel, vice-prefeito Antônio Carlos Dalla Costa e vereador Odinir Antônio GabinattoBiteco, Gabriel concedeu entrevista ao programa Contato Direto.

Na condição de relator da subcomissão da Assembleia Legislativa que está realizando um diagnóstico da situação dos aterros sanitários no estado, o deputado Gabriel comentou sua visita ao aterro da empresa CRVR que recebe os resíduos sólidos urbanos (lixo doméstico residencial) de Giruá e aproximadamente 50 municípios da região. O deputado emedebista salientou que é uma visita de reconhecimento e inspeção, sendo que a fiscalização dos aspectos operacionais são competência dos órgãos ambientais como é o caso da FEPAM. Enfatizou que é fundamental que a empresa  gestora  esteja dando um destino correto para os resíduos como o chorume e os gases produzidos pelo aterro. A preocupação de parte da população da zona leste da cidade e imediações da RS-344, com o mau cheiro gerado esporadicamente, também foi comentado pelo deputado Gabriel Souza, acentuando que existem tecnologias disponíveis que se aplicadas pela empresa, podem solucionar o problema.

Por outro lado, o parlamentar enfatizou a importância da CRVR para Giruá na geração de impostos e empregos. Também vislumbrou o potencial econômico do aterro, com a possibilidade de implantação de uma usina térmica, capaz de transformar o gás metano em energia elétrica, semelhante ao que já acontece no município de Minas do Leão.

MANUTENÇÃO DA VRS 867

Os vereadores Desbessel e Biteco, juntamente com o vice-prefeito Dalla Costa, reivindicaram a intervenção do deputado Gabriel Souza junto ao Daer e Secretaria Estadual dos Transportes, para novas ações de recuperação e manutenção da VRS-867 que liga Giruá ao município de Senador Salgado Filho. Os líderes emedebistas argumentaram que além da CRVR têm mais 03 empresas no trecho, a Jerivá Embalagens, Warpole Celena Alimentos, o que motiva um tráfego intenso e diário de caminhões, exigindo muito da estrada ainda não asfaltada. O deputado Gabriel informou que a Secretaria dos Transportes acaba de fazer um contrato com a empresa Carpenedo e Cia Ltda. O contrato prevê a execução dos serviços de conservação rotineira em caráter emergencial nas rodovias pavimentadas e não pavimentadas sob do DAER, jurisdição da 14ª SR Santa Rosa, abrangendo assim, a VRS-867. Gabriel Souza se comprometeu a apoiar o pleito de Giruá junto ao DAER para que inclua a estrada Giruá-Salgado Filho nas ações emergenciais de conservação.

*Jaime Flores

COMENTÁRIOS