MENU
GUSTAVO PREISCHARDT EM ENTREVISTA
31/05/2019 17:08 em Novidades

GUSTAVO PREISCHARDT EM ENTREVISTA

Preços, Tendências e articulação para corretora

 

    O giruaense Gustavo Preischardt que atua no mercado de grãos  desde os 18 anos de idade e está fazendo uma pós-graduação em agronegócio, foi o entrevistado desta sexta-feira ( 31/05) no programa Contato Direto.  Falou sobe a precificação da soja, explicando que o atraso no plantio da oleaginosa nos EU,   é uma das causas da reação positiva  no preço do produto que rompeu o patamar dos R$70,00 por saca, voltando aos níveis da abertura da safra. Preischardt  confia que essa tendência deverá se manter nas próximas semanas o que é positivo não apenas para os produtores, mas  para o comércio em geral.

       Na visão do especialista em mercado de grãos, com experiência de atuação em empresas  importantes como a Warpol, fatores como dólar, Bolsa de Chicago e demanda chinesa,  continuarão incidindo fortemente na formação de preços. Gustavo também concordou com um conceito dominante hoje no agronegócio, que  atribui  à defasagem na logística de transportes,  um dos fatores que eleva os custos e afeta negativamente os preços. Se acontecerem os investimentos necessários, acentuou, o setor do agro continuará aumentando a sua viabilidade.

             Outra tendência destacada pelo entrevistado,  que já se expande na região centro-oeste e que começa a acontecer aqui no norte gaúcho, é a construção de estruturas de armazenamento nas propriedades. Observou que são investimentos altos  que precisam ser muito bem dimensionados pelos produtores, considerando o tamanho da propriedade e volume da produção. Entretanto, salientou Preschardt “ os produtores que detiverem o produto em mãos, sob seu controle direto em armazém próprio, adquirem poder de competividade e podem conseguir preços superiores ao mercado.”

  Por outro lado,   Gustavo Presichardt revelou que está trabalhando com parceiros investidores, na construção de um projeto que visa a implantação  de uma agência corretora de grãos, para atender produtores locais e regionais. O projeto deverá ser estruturada e alimentada por softwers capazes de trazer em tempo real, as informações mercadológicas de cotações e preços.

 

O objetivo da corretora, disse, será  o de auxiliar os produtores com informações e consultoria,  para a tomada de decisão sobre  a comercialização, bem como para o fechamento de bons negócios.

*Jaime Flores

 

COMENTÁRIOS