PREFEITURA CONTRATA HJS PARA ATENDIMENTO GINECOLÓGICO E OBSTÉTRICO
A Secretaria Municipal de Saúde está aditivando o contrato com o Hospital São José, para a prestação de serviços médicos nas áreas de obstetrícia e genecologia. A informação é do secretário de saúde, Fernando Cavalheiro, e foi revelada durante entrevista ao programa Contato Direto, na presença do diretor administrativo do HJS, Isnar Passos e do coordenador regional de saúde, Valdemar Fonseca.
Segundo Cavalheiro, seguindo Portaria do Ministério da Saúde, todas as gestantes e mulheres continuarão sendo atendidas na Atenção Básica da SMS, por médicos de clínica geral. Porém, conforme a avaliação clínica, assinalou, as pacientes serão encaminhadas para consultas especializadas pelas médicas obstetra ou ginecológica, que atenderão em consultórios junto ao HSJ. Através desse contrato, segundo Cavalheiro, a Secretaria da Saúde, solucionará a questão do atendimento nestas duas especialidades.
Por outro lado, o secretário da saúde adiantou que o Município está finalizando a negociação para a contratação de um médico cardiologista que atenderá a população pelo SUS aqui na cidade de Giruá.
MAIS UMA REFERÊNCIA REGIONAL NO HSJ
Durante a entrevista, o coordenador Fonseca revelou que está em fase bastante adiantada, a implantação de mais uma referência regional no hospital giruaense. O projeto, confirmado pelo diretor Isnar Passos, encontra-se em etapa de definição junto ao Ministério da Saúde, contando com o apoio político do ministro da cidadania, Osmar Terra.
Trata-se do Centro Regional de Leitos de Longa Permanência, que atenderá pacientes de 22 municípios da região no HJS. Aqueles pacientes SUS que necessitam de internação por um tempo mais prolongado para o tratamento, por exemplo de um AVC, serão acolhidos no HSJ. IsnarPassos enfatizou que o HJS já fez todas as adequações físicas, com melhorias e reformas, aumentando o número de leitos. Os entrevistados na RG acentuaram que será mais uma importante conquista para Giruá.
*Jaime Flores