MENU
8ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE DEFINE PRIORIDADES JUNTO A COMUNIDADE
10/04/2019 16:17 em Novidades

8ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE DEFINE PRIORIDADES JUNTO A COMUNIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Saúde realizaram a 8º Conferência Municipal de Saúde, no dia 3 de abril na sede do Congir. Na presença de usuários do SUS, profissionais e gestores, foram deliberados assuntos relativos aos 4 eixos e 4 diretrizes do documento orientador da conferência que culminou em propostas originárias das necessidades locais do município.
Sob o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a conferência teve 116 participantes, movimentando um debate na presença do Coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde Valdemar Ferreira Fonseca, que ressaltou a importância das conferências, destacando o controle social e a participação da sociedade na Política de Saúde Nacional, por meio da participação popular e dos profissionais, gestores e prestadores de serviços de saúde.
O relatório concluso foi construído com base nas 77 propostas votadas e aprovadas na Plenária Final. As diretrizes e propostas debatidas durante a tarde de conferência resultaram em 16 propostas elencadas e encaminhadas para a 8ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul que ocorrerá de 24 a 26 de maio de 2019, em Porto Alegre/RS. Giruá será representado por uma comissão eleita, composta por 4 membros, sendo 2 do segmento usuários, 1 do segmente governo e 1 do segmente trabalhadores, além de suplentes.
As proposições da saúde do nosso município para o Sistema de Saúde (SUS) estão registradas em um documento em anexo, que se torna público agora.

Para o Prefeito Ruben Weimer, a grandeza deste evento foi marcada pela participação popular e os profissionais, onde juntos trabalham para definir as ações em Saúde desenvolvidas pelo município e voltadas para a própria comunidade. “O Governo e sociedade juntos em prol do bem comum”, enfatizou Weimer.

O Secretário Municipal de Saúde, Fernando Massafra Cavalheiro afirmou que a 8ª Conferência foi concluída com êxito e agradeceu aos colaboradores do evento: Sicredi, Corsan, Acigi, Hospital São josé e a Comissão Organizadora. 

FONTE: ACESSORIA PREFEITURA MUNICIPAL 

 

 
 
 
COMENTÁRIOS