Média de 76 sacas de soja por hectare
Em entrevista ao programa Contato Direto ( Jaime Flores ), o engenheiro agrônomo e produtor rural Paulo Miguel Nedel, falou sobre a importância da tecnologia e do manejo adequado, aliado ao clima favorável, para atingir altos índices de produtividade. Miguel comentou que apesar dos efeitos do La Niñana virada do ano, a propriedade local da SNAGRI Schneider e Nedel Agrícola, fechou uma média de 76 sacas de soja por hectare nesta safra, sendo que em 2017 a média passou dos 78 sacas/hectare.Nedel salientou que o empreendimento conta com uma equipe de agrônomos da própria família, mais o empenho dos funcionários, porém, sempre que surge uma dúvida, recorrem à pesquisa e às universidades.
Além de destacar aspectos que fazem parte da rotina dos produtores locais,como todos os cuidados do plantio à colheita com a utilização da tecnologia adequada, Paulo Miguel Nedel enfatizou a necessidade de se investir em Agricultura de Precisão. Lembrou que se trata de um sistema de amostragem do solo com coleta de material em Grids de 01, 03 ou 05 hectares, visando aferir o grau de fertilidade ou carência de elementos químicos. Tendo tais informações em mãos, frisou Nedel, o produtor pode planejar com mais eficiência os investimentosem adubação e fertilização, buscando uniformizar a capacidade produtiva do solo que depois responde com índices produtivos mais altos e equilibrados. O agrônomo recomendou que o investimento em Agricultura de Precisão pode ser feito a cada cinco anos.“ Estamos entrando numa fase em que os maiores cuidados com o solo voltaram a ser prioridade” declarou.
Paulo Miguel Nedel também elogiou os produtores de Giruá e região, que a cada ano vêm demonstrando maior capacidade no domínio das novas tecnologias. Também fez referências importantes à sua família, acentuando quetodos trabalham em equipe, seguindo o legado do seu saudoso avô Herberto Schneider.