Segundo informações da diretoria da ACIGI – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Giruá, a entidade tem realizado reuniões com a Prefeitura desde o ano passado, tratando da realização da 14ª edição da ExpoGiruá. A feira tem ocorrido de dois em dois anos, sendo que a última edição foi no mês de maio de 2016, consagrando a estruturação do Parque de Exposições Olmiro Callai
Depois de várias reuniões entre ACIGI e Prefeitura, não houve uma definição sobre a promoção da ExpoGiruá em 2018. Segundo o presidente Marlon Schulz e a 2ª Vice-Presidente Estela Giovelli, uma das dificuldades apontadas pelo setor empresarial, é a repercussão local da crise econômica nacional dos últimos anos.
A ENQUETE JUNTO AOS ASSOCIADOS
Visando ouvir a opinião dos associados, a ACIGI fez uma enquete perante 60 empresas, obtendo os seguintes números: 36 preferem a feira em 2019, 22 em 2018 e 02 indefinidos; 24 manifestaram o desejo de expor seus produtos e 15 empresários se manifestaram como voluntários para ajudar na realização do evento. Com estes números, a enquete aponta uma maioria de associados preferindo realizar a feira em 2019.
Falando para a Rádio Giruá, os dirigentes da ACIGI, Marlon Schulz e Estela Giovelli, enfatizaram que a decisão final pela realização ou não da feira neste ano, é algo que somente pode ser tomado conjuntamente entre a entidade e a Prefeitura. Acrescentaram também que a os investimentos da Prefeitura são indispensáveis, assim como o trabalho voluntário de lideranças empresariais e a participação institucional da ACIGI, além do apoio direto dos expositores. O Presidente Marlon assinalou que a pesquisa feita pela Acigi serve como base para uma decisão e que a diretoria da e entidade é parceira da Administração Municipal para uma posição conjunta, visando sempre o melhor para os setores produtivos do município.