MENU
VETERINÁRIA GIRUAENSE RECEBE PRÊMIO POR ESTUDO NO COMBATE À TUBERCULOSE BOVINA
NEWS
Publicado em 10/10/2023

Genética pode ajudar a entender surtos da tuberculose bovina, sugere estudo

Tese premiada investigou a doença no Brasil e no mundo

Compreender os surtos da tuberculose bovina pode ajudar a salvar muitas vidas, humanas e animais. Esse entendimento passa pelo estudo da adaptação genética do agente causador da doença, sugere um estudo recente, vencedor do Prêmio CAPES de Tese 2023 na área de Medicina Veterinária.

Na pesquisa Adaptação de Mycobacterium tuberculosis e Mycobacterium bovis a hospedeiros: uma análise genômica e transcricional, realizada durante seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP), a cientista Cristina Kraemer Zimpel analisou mais de dois mil genomas e caracterizou a tuberculose bovina em 23 países. O trabalho evidencia que a adaptação da bactéria está relacionada à distribuição geográfica, e não ao animal hospedeiro acometido pela doença. 

Outros resultados importantes incluem a avaliação da maneira pela qual as micobactérias como a da tuberculose atuam em diferentes ambientes – por exemplo, durante uma infecção em modelo celular – e da forma com que os genes podem ter ajudado as bactérias na adaptação aos hospedeiros. As micobactérias são um grupo de microrganismos que apresentam forma bacilar e outras características específicas. 

Desenvolver a pesquisa trouxe muitos desafios. “Tive de aprender bioinformática, e isso foi bastante difícil no início. Com ajuda de professores e outros pós-graduandos bioinformatas na USP, consegui estabelecer minha pesquisa com sucesso”, conta Cristina.

Além de dominar informática, foi necessário lidar com as bactérias, uma atividade considerada de alto risco, e isso exigiu operar no ambiente controlado, de nível de biossegurança 3 (NB3). “Para se trabalhar em NB3, é necessário treinamento apropriado e rigorosas técnicas operacionais. Ainda mais, porque micobactérias possuem crescimento lento, exigindo muito preparo e cuidado com as técnicas. Felizmente tive essa experiência no Departamento de Microbiologia da USP”, lembra a vencedora. 

Capaz de afetar uma ampla gama de mamíferos, a tuberculose é conhecida há milhares de anos. Em comparação com outras doenças graves, ela é considerada a maior causa de morte dos últimos 200 anos. 

Sobre a vencedora

Nascida em Giruá, Rio Grande do Sul, Cristina Kraemer Zimpel graduou-se em medicina veterinária em 2012, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e fez residência na Universidade Federal do Paraná (UFPR), de 2013 a 2015.

Sua trajetória prosseguiu na Universidade de São Paulo (USP), onde cursou mestrado (2017) e o doutorado (2022) que lhe rendeu o Prêmio CAPES de Tese. Atualmente, cumpre estágio pós-doutoral na Michigan State Univeristy (EUA) e trabalha com genômica e metabolismo de Staphylococcus aureus no laboratório do professor Neal Hammer.

Legenda de Imagens:

Banner e Imagem 1: Cristina Kraemer Zimpel, USP, vencedora do Prêmio CAPES de TEse 2023 na área de Medicina Veterinária (Arquivo Pessoal)

Imagem 2: Cristina Kraemer Zimpel, USP, Laboratório de pesquisa. (Arquivo Pessoal)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). (Brasília – Redação CGCOM/CAPES)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES

FONTE: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/genetica-pode-ajudar-a-entender-surtos-da-tuberculose-bovina-sugere-estudo

Comentários
Comentário enviado com sucesso!