MENU
GIRUÁ INVESTE NO TRIGO PARA SE RECUPERAR DA ESTIAGEM, SEGUNDO PEDRO RUWER
22/05/2023 21:20 em NEWS

Após dois anos seguidos de grandes prejuízos causados pela estiagem, Giruá que é o maior produtor de Trigo do estado, volta a investir fortemente no cereal.

Segundo o empresário e agrônomo Pedro Ruwer, a soma dos produtores giruaenses deverá repetir o aumento da área plantada do ano passado, em torno de 33 mil hectares, ainda que muitos também estejam empreendedo nas lavouras de Canola.

Assinalou que o agronegócio é "uma fábrica a céu aberto" e que os agricultores estão plantando diante da preocupação com a previsão do fenômeno El Niño, o que poderá afetar a qualidade do grão na safra, por excesso de chuvas. Neste ponto, Ruwer sugere o escalonamento quinzenal na semeadura, como forma de prevenção, bem como a rotação de culturas com áreas destinada ao milho, pois um maior volume de chuvas, favorece essa cultura.

Por outro lado, o empresário ligado ao grupo Agropecuária Giruá, expressou preocupação com a queda dos preços dos produtos agrícolas, frisando que é uma realidade mundial causada principalmente pela equalização dos custos das cadeias produtivas, afetando diretamente as cotações das commodities  após a pandemia. Mas, em contrapartida, os custos para a formação das lavouras de inverno também caíram e os triticultores também deverão encontrar preços menores para agroquímicos como a ureia e fungicidas.

Jaime Flores

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!