MENU
DIRETOR DO HSJ REVELA A MAIORIA DAS PESSOAS QUE PROCURAM O PLANTÃO NÃO SÃO CASOS URGENTES
08/09/2022 22:05 em NEWS

Através de contrato firmado com a Prefeitura de Giruá, o Hospital São José atende a população local no Pronto Atendimento 24 Horas. Segundo o diretor Claudionei Gewer, a prioridade do Plantão que funciona sempre com 01 médico e 01 enfermeira por turno, é atender os casos de urgências e emergências.

Acrescentou que só neste ano, já foram realizados mais de 12 mil atendimentos, sendo que destes, cerca de 94 por cento foram casos de consultas consideradas sociais ou eletivas, ou seja, situações de pacientes não considerados urgentes.

Esta intensa procura, ressaltou, acaba sufocando o sistema, prejudicando a missão principal do Plantão e gerando reclamações pontuais por eventuais demoras no atendimento.

Por outro lado, a coordenadora de Enfermagem do HSJ, Laisa Marques, comentou que o Sistema de Atendimento opera com o Protocolo de Manchester, utilizado em vários países. Pelo Protocolo, ocorre a avaliação do paciente visando uma triagem prévia de prioridade, visando classificar o grau de urgência para a consulta e atendimento. Laisa salientou a utilização das 05 Cores do Protocolo: Vermelho, atendimento imediato; Laranja em até 10 minutos; Amarelo em 01 hora; Verde pouca urgência e Azul, uma consulta de rotina.

Ela exemplificou que nas cores Vermelha e Laranja, são atendidas as pessoas em situação de risco de vida, como casos de acidentes e outros.

A coordenadora observou ainda que muitas pessoas procuram o Plantão nas primeiras horas da noite para consultas médicos rotineiras que deveriam ser buscadas nas Unidades da Saúde Municipal.

O diretor Gewer, enfatizou que o contrato vigente com o Município está garantido até o fim do ano, frisando que a melhor forma de a população usufruir do serviço com a máxima eficiência do Protocolo de Atendimento, é procurar nas situações reais de urgência e emergência. Lembrou também os casos graves que após o primeiro atendimento em Giruá, precisam ser encaminhados para outros hospitais de referência.

Durante entrevista na Rádio Giruá 102.9, ouvintes ligaram com reclamações e sugestões para melhorar e agilizar o atendimento do Plantão 24 Horas, as quais foram encaminhados aos dois entrevistados.

Jaime Flores

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!