O agrônomo ex-diretor da Emater e produtor rural, Cláudio Reis, falou para a Rádio Giruá 102.9, sobre as soluções imediatas que os produtores estão buscando para a subsistência das propriedades, diante da estiagem que ainda estamos vivendo.
Ao mesmo tempo em que são contabilizados os enormes prejuízos, as famílias rurais enfrentam dificuldades para a alimentação animal, gravidade ainda mais acentuada na pecuária leiteira. Reis orientou os produtores que estão pensando em plantar milho para a alimentação dos rebanhos, que optem por usar a semente própria, caso ainda disponham do grão, pois o calendário de plantio neste ano, não favorece mais investir em semente de milho híbrido.
Outras culturas viávels para o período do Vazio Outonal que se aproxima, segundo o experiente agrônomo sâo: milheto, sorgo forrageiro e capim sudão. Já aos produtores que precisam manejar os animais para se alimentarem nas áreas de soja inviabilizadas pela seca, Cláudio Reis alertou para estarem atentos no sentido de evitar exageros que podem causar intoxicação.
Por outro lado, o ex-dirigente da Emater prevê que muitos produtores farão plantios para a cobertura do solo, salientando a importância da Análise do Solo para verificar os níveis de fertilidade ou carências, após a estiagem.
Sobre as culturas de inverno, apesar dos riscos e elevados custos de produção, ele enxerga a possibilidade de algum aumento na área plantada com o trigo, mas sugere outras culturas como canola, triticale, centeio e aveia. Reis expressou também a preocupação com os produtores de soja, que além de uma quebra histórica, ainda fazem os cálculos para decidir se é financeiramente viável colher aquelas áreas onde se constata algum grão no pé da oleaginosa.
Jaime Flores