MENU
LAUDO CONFIRMA TORNADO EM GIRUÁ, FENÔMENO FOI DIVULGADO PELA RG UM DIA APÓS O EVENTO
25/11/2023 14:59 em NEWS

Laudo que confirma a categoria F2 repercute na imprensa

Um dia após o trágico evento meteorológico que abalou Giruá com vítima fatal, dezenas de feridos e enormes prejuízos materiais, na noite de 15 de novembro,  o Climatologista Ronaldo Coutinho, que fala diariamente na Rádio Giruá 102.9,  classificou o evento como tornado.

Os fortes ventos que destruíram a Splendor Sports e destelharam várias casas no Bairro Mucha, receberam avaliações divergentes num primeiro momento,  pelo ineditismo da sua magnitude em Giruá.

Aqui no site, várias matérias registram o fato, incluindo um Podcast  com o Coutinho. O Laudo Meteorológico, é assinado pelo Meteorologista Piter Scheuer, classificando o evento como Tornado F2, com ventos acima de 150 KM/Hora.

O documento atesta que: Além das forçastes sinóticas (CCM + cavado + jato de baixos níveis) tivemos a formação de uma supercélula rotatória. Estes elementos contribuíram para que ocorresse um processo de convecção profunda e alimentação das nuvens (energia potencial) o que causou um desequilíbrio na atmosfera (processo de instabilidade). Isso fez com que um tornado com categoria F2 (em curto espaço de tempo) toca-se o solo com fortes ventos turbulentos que variaram entre 180/250 km/h. Uma das características dos tornados é a irregularidade dos estragos. Muitas vezes um tornado atinge uma casa e a vizinhança não passa de uma ameaça, por conta da estrutura e dimensões do cone do F2.

Logo conclui-se, que no município de Giruá no endereço (R. Rubéns Kraemer, 325 - Mucha, Giruá - RS, 98870-000 na Splendor Sports) um tornado com categoria F2 (Escala Fujita com ventos acima dos 180 km/h) atingiu a as instalações da Splendor Sports com danos em toda a estrutura torcida e destruída pela força do tornado além de granizo e chuvas torrenciais.

Uma supercélula é um tipo de tempestade caracterizada pela presença de um mesociclone (uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem). Por esta razão, essas tempestades às vezes são chamadas de tempestades girantes ou rotatórias. Das quatro classificações de tempestades (supercélulas, multicélulas, unicélulas e linha de instabilidade) as supercélulas são geralmente as menos comuns, entretanto são também as mais severas. Esses sistemas estão frequentemente isolados de outras tempestades, e podem dominar o clima local por cerca de 32 km de distância.

Um aglomerado de nuvens convectivas organizado por CCM somado a um cavado (baixa pressão nos níveis médios e altos da atmosfera) e o ingresso de umidade oriundo da Floresta Amazônica, foram os principais sistemas meteorológicos a reforçar nuvens de tempestades sobre o NW do RS no município de Giruá. Uma supercélula tornadica provocou a formação de tornado F2 com sustentação de ventos acima dos 180 km/h na sua trajetória.

 

*Jaime Flores

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!