LEGISLATIVO HOMENAGEIA DARCI UHRY COMO CIDADÃO HONORÁRIO
01/10/2019 16:51 em Novidades

LEGISLATIVO HOMENAGEIA DARCI UHRY COMO CIDADÃO HONORÁRIO

        Com o plenário repleto de assistentes, a Câmara de Vereadores de Giruá, homenageou o ex-vereador, ex-prefeito, empresário e agropecuarista Darci Leopoldo Uhry, com o título de Cidadão Honorário de Giruá. A concessão foi instituída por Lei Municipal, proposta pelo vereador Ernani Zagonel (PDT), aprovada por unanimidade por todas as bancadas. A sessão solene ocorrida na noite de 30 de setembro, foi presidida pelo vereador André Kuhn (PP), na presença de todos os edis titulares, com o prestígio do prefeito Ruben Weimer, presidente da ACIGI Marlon Schulz e várias lideranças: ex-prefeito Flávio, ex-prefeito Giovelli, ex-vice-prefeito Moacir, ex-vereadores Abreu, Lourival Thomas, Airton Beutinger,  dentre outros. Entre os familiares presentes, a esposa Noemi Teresinha de Lima e a irmã Sônia Uhry Pilau, além de funcionários da Rádio Giruá, Fazenda Santo Cristo e integrantes da gestão de Darci Uhry quando prefeito de 1973/1977.

                        RECONHECIMENTO EM NOME DE GIRUÁ

         

        Em seus pronunciamentos, todos os vereadores (Zagonel, André, Adélsio, Biteco, Desbessel, Prestes, Simone, Gaist, Maurício, Milton e Janete), frisaram se tratar de um reconhecimento em nome de Giruá, onde Darci Uhry nasceu e vive há 80 anos, sempre atuando com honestidade, pioneirismo, seriedade e competência, em prol da comunidade. A mesma linha de reconhecimento foi acentuada pelo prefeito Ruben Weimer e pelo comunicador tradicionalista Nilson Amaral, o qual, declamou uma poesia de Jayme Caetano Braun.

         As marcantes realizações do ex-prefeito Darci, foram elencadas com ênfase, as quais em todas as áreas, estabeleceram os alicerces e as estruturas que moldaram e fomentaram o desenvolvimento de Giruá desde os anos 70 até os dias atuais.

         A intensa atuação comunitária de Darci Uhry, ajudando a fundar e desenvolver diversas entidades, com contribuições pessoais e até financeiras, também foram lembradas, como um exemplo a ser seguido.

    (Veja Matéria Darci Leopoldo Uhry 80 anos ).

UM DISCURSO PERMEADO DE LEMBRANÇAS E SENTIMENTOS 

          A  Sessão Solene culminou com o pronunciamento do homenageado, e dando veracidade aos elogios de grande orador, ressaltados pelos que lhes antecederam, Darci Uhry brindou a todos com magnífica eloquência. Expressou profundos agradecimentos ao vereador Zagonel e a todos os integrantes do Legislativo, bem como ao prefeito Ruben, aos familiares, lideranças, colaboradores e à todos os presentes.  Enfatizou o legado deixado pelo seu pai Francisco Leopoldo Uhry e ainda nominou a todos os vereadores de sua legislatura, bem como as  pessoas que integraram o seu mandato como prefeito.

      Darci Uhry, feliz e emocionado, confessou que mais importante que as obras e empreendimentos que pode realizar, mais significativo do que suas raízes fincadas em Giruá por suas atividades profissionais, o que sempre lhe manteve firme na terra onde nasceu, foram e são os amigos que granjeou ao longo do tempo.

      Ao final da cerimônia, o novo Cidadão Honorário de Giruá, recebeu das mãos do presidente André Kunh uma placa alusiva à homenagem e das mãos do prefeito Ruben, mais uma placa de reconhecimento em nome do município por todos os relevantes  os serviços prestados sempre olhando o desenvolvimento e bem estar do povo giruaense.

*Jaime Flores

 

COMENTÁRIOS