MENU
LÍDERES DO STR FALARAM SOBRE OS 50 ANOS
19/04/2018 16:48 em Novidades

 

Moacir, Elmiro, Prestes e Desbessel

 

    Nesta quinta-feira, dia 19 de abril,o programa Contato Direto (Jaime Flores), entrevistou lideranças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Giruá, sobre os  fatos históricos que marcaram a trajetória da entidade, bem como sobre  as festividades programadas para o próximo dia 28 de abril, no CTG Querência Crioula, para celebrar os 50 anos.

      O  ex-Presidente Moacir Marchi lembrou as grandes mobilizações no final dos anos 80, com o fechamento de bancos, na luta pela revisão de juros. Recordou a articulação que resultou na eleição de representantes junto  a  Assembleia Nacional  Constituinte , para garantir na Constituição de 1988, direitos como a aposentadoria rural integral aos 55 anos para as trabalhadoras e aos 60 para os trabalhadores rurais.

          O ex-Presidente Elmiro Kruger,  resgatou a atuação do STR  desde a época do Moacir e também na sua  gestão, no encaminhamento de aposentadorias rurais para os agricultores familiares e também para os trabalhadores diaristas.  Enfatizou ainda a conquista do PRONAF que ampliou o financiamento da pequena propriedade, bem como o Banco da Terra no crédito fundiário.

       Já o atual presidente José Ribeiro Prestes rememorou a longa caminhada de lutas de todas as diretorias anteriores. Prestes destacou que no tempo recente, as maiores mobilizações foram para evitar a retirada de direitos conquistados , o que poderia ocorrer na  Reforma da Previdência. Disse que está sendo preparado o Grito de Alerta 2018, que será no mês de maio em Santo Ângelo, quando serão defendidas novas bandeiras, como por exemplo, a necessidade de políticas públicas que garantam mercado e  preço mínimo aos produtos da agricultura familiar, para gerar  renda e a continuidade da atividade.

       A entrevista sobre os 50 anos do STR, contou ainda com a presença do vereador e secretário do STR, Luiz Fernando Copetti Desbessel, autor de uma proposição aprovada pelo legislativo, que consagrará uma Sessão Solene da Câmara de Vereadores dia 23 de abril, às 20 horas, em homenagem aos ex-presidentes e ao   STR de  Giruá pelo seu Jubileu de Ouro.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!