MENU
PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL ALERTOU PRODUTORES
27/09/2017 11:34 em Novidades

PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL ALERTOU PRODUTORES

 

   Em entrevista ao programa Contato Direto (Jaime Flores ), o presidente do Sindicato Rural, Juares Londero, fez um alerta aos produtores rurais, para que não permitam  que pretensos representantes de empresas entrem em suas propriedades, com o objetivo de  “ testar ou avaliar “ a qualidade das sementes de soja reservadas pelos próprios produtores. Londero disse ter  recebido informações de que  tais fatos estariam acontecendo no interior do município de Santo Ângelo. O líder rural lembrou que a lei permite aos produtores  fazerem e reservarem suas próprias cultivares, independente das questões relacionadas à patentes de transgenia. Frisou ainda que o Sindicato Rural de Giruá ingressou com ação na Justiça de Giruá, solicitando a suspensão pelas empresas, de quaisquer testes ou cobranças de taxas sobre a produção, na entrega do grão,  sob o pretexto de  transgenia ou direitos de patentes pela empresa Monsanto. Londero enfatiza que os produtores consideram injusta a cobrança de 7,5 por cento sobre a produção, mas sim, concordariam pagar 1 por cento, com outros parâmetros de testes e comprovações  de ser ou não uma produção originária de semente geneticamente modificada.

           O presidente pediu ainda que os produtores só permitam o acesso à suas sementes, se alguém se apresentar com um mandado judicial. Mas disse não ter conhecimento de nenhuma decisão judicial neste sentido.

 

Caso algum produtor se sentir pressionado por “supostos testadores de sementes”, frisou Juares, poderá comunicar imediatamente o Sindicato Rural, que a entidade adotará a providências cabíveis.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!